Pré I Vespertino
Professora Eliziane Schneider
JUSTIFICATIVA
O
ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as
crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização
do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas
séries seguintes.
Ensinar
matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento
independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como
educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a
aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração,
atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a
socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, trago
assim esse tema de forma lúdica com jogos, dinâmicas, brincadeiras, músicas,
histórias, que foram planejados como ferramentas pedagógicas para a construção
do conhecimento lógico matemático.
OBJETIVO GERAL
Despertar de forma lúdica o interesse
pelas noções básicas de matemática e assim reconhecer a importância da mesma no
seu dia a dia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Utilizar a contagem oral em
brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua
necessidade;
- Desenvolver situações que levem as
crianças a pensar para descobrir soluções;
- Desenvolver a oralidade das crianças,
através de recitações de versos, parlendas, trava-línguas;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Estimular o raciocínio lógico,
estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente,
tamanho, cor, forma;
- Estimular o raciocínio lógico através
de atividades práticas e mentais de conservação do número;
- Desenvolver o conceito numérico
através da expressão verbal e gráfica até 10;
- Reconhecer e quantificar os números
até 10;
- Traçar corretamente os números até
10;
- Contar os números até 20;
- Compreender que a ausência de
elementos se representa pelo algarismo zero;
- Desenvolver os conceitos numéricos de
igual, diferente, mais, menos, quantos a mais, quantos a menos;
- Ordenar elementos explorando noções
de primeiro, segundo, terceiro, último;
- Utilizar com coerência os conceitos
de longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, ao lado;
- Medidas e tamanhos, maior, menor,
grande, pequeno, espessura, grosso, fino, largo, estreito, leve, pesado;
- Desenvolver noções de adição,
subtração, multiplicação e divisão com diferentes materiais e representações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário