quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto Brincando com os números

Pré I Vespertino
Professora Eliziane Schneider

JUSTIFICATIVA
O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, trago assim esse tema de forma lúdica com jogos, dinâmicas, brincadeiras, músicas, histórias, que foram planejados como ferramentas pedagógicas para a construção do conhecimento lógico matemático.

OBJETIVO GERAL
Despertar de forma lúdica o interesse pelas noções básicas de matemática e assim reconhecer a importância da mesma no seu dia a dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-  Utilizar a contagem oral em brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade;      
-   Desenvolver situações que levem as crianças a pensar para descobrir soluções;
-   Desenvolver a oralidade das crianças, através de recitações de versos, parlendas, trava-línguas;
-   Desenvolver a atenção e o raciocínio;
-   Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, tamanho, cor, forma;
-  Estimular o raciocínio lógico através de atividades práticas e mentais de conservação do número;
-   Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica até 10;
-   Reconhecer e quantificar os números até 10;
-   Traçar corretamente os números até 10;
-   Contar os números até 20;
-  Compreender que a ausência de elementos se representa pelo algarismo zero;
-   Desenvolver os conceitos numéricos de igual, diferente, mais, menos, quantos a mais, quantos a menos;
-  Ordenar elementos explorando noções de primeiro, segundo, terceiro, último;
-  Utilizar com coerência os conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, ao lado;
-  Medidas e tamanhos, maior, menor, grande, pequeno, espessura, grosso, fino, largo, estreito, leve, pesado;
-  Desenvolver noções de adição, subtração, multiplicação e divisão com diferentes materiais e representações.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário