quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Sistema de Numeração

Pré I Matutino
Professora Miriam Venske Knoblauch

Desde a criação do mundo temos conhecimento por relatos bíblicos que os números existem. Podemos citar que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Criou um homem Adão e  uma mulher Eva e eles tiveram filhos e filhas. E ainda mais são tantos os fatos em que aparecem números.
É bem verdade que não conheciam os símbolos que utilizamos no nosso dia a dia. A forma de contagem adotada eram marcas em madeira ou ossos de animais, pedrinhas ou nós em cordas.
O tempo passou, as coisas evoluíram até chegar ao que conhecemos hoje  e  os números estão presentes na vida diária de cada um de nós desde o momento em que fomos gerados até  o último instante da nossa vida. Precisamos ler as horas do relógio, contar o troco no supermercado, trocar o canal da televisão, ligar para as outras pessoas, saber a data de nascimento, idade etc.
Piaget pesquisou e descobriu que o ser humano  ao se desenvolver passa por estágios. E nesses estágios salienta como acontece o aprendizado da criança que se encontra no estágio pré-operacional que vai dos 2 aos 7 anos. Deixa claro que a influência do meio em que vive, os estímulos que recebe e a ação que desempenha sobre os objetos com os quais tem contato vai desenvolver o conhecimento matemático.
Nesse período as crianças ainda não compreendem que a quantidade é uma coisa que não muda, quando a forma de colocar os objetos é  alterada.  São dominadas pelos fatos imediatos dando uma resposta qualquer às perguntas  sem pensar, embora seja capaz de planejar porque organiza  seus pensamentos o que permite participar de eventos organizando suas ações.
Cabe então aos pais e professores a preocupação de oferecer oportunidades de aprendizagem pelas situações surgidas no lar e na escola.
Aos professores é lembrado que desde a distribuição dos materiais da sala de aula, o ocupar o lugar nas mesinhas, contar os alunos, ler o nome no crachá, fazer o calendário, brincar, construir, modelar, comparar quantidades, classificar, seriar, são oportunidades de desenvolver a construção do conhecimento lógico matemático, a numeração.
                                                                                                                
Para pensar:

Um bom ensino de matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor sua inteligência. (Irene de Albuquerque)





















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