Professora Miriam Venske Knoblauch
Desde a criação do mundo temos conhecimento por relatos
bíblicos que os números existem. Podemos citar que Deus criou o mundo em seis
dias e descansou no sétimo. Criou um homem Adão e uma mulher Eva e eles tiveram filhos e
filhas. E ainda mais são tantos os fatos em que aparecem números.
É
bem verdade que não conheciam os símbolos que utilizamos no nosso dia a dia. A
forma de contagem adotada eram marcas em madeira ou ossos de animais, pedrinhas
ou nós em cordas.
O
tempo passou, as coisas evoluíram até chegar ao que conhecemos hoje e os
números estão presentes na vida diária de cada um de nós desde o momento em que
fomos gerados até o último instante da
nossa vida. Precisamos ler as horas do relógio, contar o troco no supermercado,
trocar o canal da televisão, ligar para as outras pessoas, saber a data de
nascimento, idade etc.
Piaget
pesquisou e descobriu que o ser humano
ao se desenvolver passa por estágios. E nesses estágios salienta como
acontece o aprendizado da criança que se encontra no estágio pré-operacional
que vai dos 2 aos 7 anos. Deixa claro que a influência do meio em que vive, os
estímulos que recebe e a ação que desempenha sobre os objetos com os quais tem
contato vai desenvolver o conhecimento matemático.
Nesse
período as crianças ainda não compreendem que a quantidade é uma coisa que não
muda, quando a forma de colocar os objetos é
alterada. São dominadas pelos
fatos imediatos dando uma resposta qualquer às perguntas sem pensar, embora seja capaz de planejar
porque organiza seus pensamentos o que
permite participar de eventos organizando suas ações.
Cabe
então aos pais e professores a preocupação de oferecer oportunidades de
aprendizagem pelas situações surgidas no lar e na escola.
Aos
professores é lembrado que desde a distribuição dos materiais da sala de aula,
o ocupar o lugar nas mesinhas, contar os alunos, ler o nome no crachá, fazer o
calendário, brincar, construir, modelar, comparar quantidades, classificar,
seriar, são oportunidades de desenvolver a construção do conhecimento lógico
matemático, a numeração.
Para
pensar:
Um
bom ensino de matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o
indivíduo a usar melhor sua inteligência. (Irene de Albuquerque)
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